segunda-feira, 2 de dezembro de 2019



COLETIVO DE MULHERES INAUGURA ÁRVORE DE 4 METROS TODA FEITA DE CROCHÊ EM PETRÓPOLIS
Em Petrópolis, Crochemigas faz mantas para asilos e orfanatos
Grupo pede doação de lã, agulha e quadradinhos de crochê
Júlia Amin
21/03/2019 - 15:00 / Atualizado em 21/03/2019 - 15:40





Tudo começou em julho de 2017 quando Marcia Coelho Netto despretensiosamente pediu para a artista plástica Renata GAM que a ensinasse a fazer algo criativo com as mãos. Renata sugeriu o crochê, e logo em seguida outras amigas mostraram interesse pelo passatempo. Formava-se o Crochemigas. No princípio, faziam pequenos artesanatos, como potinhos, que levavam para casa ou davam de presente para familiares. Cinco meses depois, mudaram completamente a proposta.

— Ninguém aguentava mais confeccionar potinho. Aí tivemos a ideia de fazer o bem. Começamos a produzir mantas para aquecer idosos de asilos da cidade— conta Marcia.
Com lã e agulha grossa, as amigas deram início à empreitada de produzir quadradinhos de 20 x 20cm, que juntos formariam mantas. O objetivo era ter até o inverno 35 mantas — cada uma com 35 quadrados —, que seriam doadas para idosos do Lar Manzini.
— Ficamos em dúvida se conseguiríamos. Se não desse certo, iríamos comprar cobertores. Nossa ideia era dar carinho, cor e calor para aquelas pessoas — explica Renata.
O grupo, que se encontra semanalmente para produzir, iniciou 
também uma campanha pelas redes sociais, em que pediu para que pessoas de todo o país enviassem quadradinhos de crochê ou de tricô e linha. Teve gente até da Suíça que mandou.

A adesão foi tão grande que no inverno passado o projeto doou um total de 138 mantas, 247 cachecóis e cerca de 300 gorros, sapatos de lã e até perucas, estas últimas para pacientes oncológicos. Além de asilos e creches, elas levaram o material para abrigos de moradores de rua e hospitais públicos.
Uma vez por mês são realizados encontros na Casa Cláudio de Souza, para o público em geral crochetar junto. Doações, tanto de quadradinhos quanto de lã e agulha,podem ser feitas para a Morita Modas, na Rua do Imperador 842, loja 1, Centro. A meta para o inverno deste ano é produzir 150 mantas, 150 gorros e 150 cachecóis. 
HTTPS://SOUPETROPOLIS.COM/2019/11/29/COLETIVO-DE-MULHERES-INAUGURA-ARVORE-DE-4-METROS-TODA-FEITA-DE-CROCHE-EM-PETROPOLIS/