quarta-feira, 22 de maio de 2019

Você já ouviu falar em Economia Solidária?


A Economia Solidária é um movimento de relações entre pessoas e meio ambiente. Se trata de um modelo de economia que aposta na valorização do trabalhador, da cooperação, dos recursos naturais e se responsabiliza por comunidades locais.

Exemplos de Economia Solidária: cooperativas, associações e clubes de trocas. Essas redes aplicam a “EcoSol” gerando postos de trabalho e inclusão social.

A Economia Solidária funciona no sistema de autogestão. Não há relação de patrão empregado, todos os integrantes de um empreendimento são ao mesmo tempo donos e trabalhadores e participam das decisões administrativas.

O ponto principal dessa economia  é cooperar e não competir.

A ideia é consumir sempre que possível produtos locais de produções  familiares. Dessa forma você ajuda e valoriza quem está mais perto de você e com quem tem relação mais direta.

É a própria população movendo esforços para mudar a sociedade e ver sua comunidade prosperar dentro dos princípios de democracia e respeito ao meio ambiente e aos direitos humanos.

Conscientizando os coletivos quanto ao consumo responsável os indivíduos se ajudam mutuamente adquirindo bens e serviços dentro de sua comunidade.

Consumir de forma responsável não é nada impossível e fora de nosso alcance, o tempo todo você pode estar contribuindo com a sustentabilidade.

Antes de adquirir algo se pergunte a origem daquilo.

Será que este produtor se preocupa com o meio ambiente? 

Será que eles proporcionam qualidade de vida para seus empregados e a comunidade a sua volta?

Qual matéria prima utilizada? Onde foi parar o lixo gerado para a produção desse item?

Quando você se preocupa com essas questões além de estar valorizando seu dinheiro, você valoriza também os produtores e colabora com o crescimento de uma sociedade mais justa.


FONTE: Meu bolso em dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário